Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cancêr de boca pode ser evitado com uma simples visita ao dentista



 
 Com estimativa de 14 mil novos casos para este ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer bucal pode ser prevenido e curado mediante algumas medidas consideradas simples, entre as quais, a de visitar um dentista regularmente.

Em Sorocaba, as campanhas contra o câncer de boca acontecem desde 1999, e conforme estudos feitos, a incidência de novos casos previstos por ano numa cidade com cerca de 600 mil habitantes, está abaixo da média prevista. A cidade registrou sete novos casos este ano e a média seria de até treze.

Embora o fumo e o álcool sejam os principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, a falta de higiene bucal também pode ser determinante para seu surgimento. Porém, da mesma forma que a ausência de cuidados com a boca pode causar a doença, a ida regulamente ao dentista, bem como o auto-exame, podem significar sua detecção precoce, e a cura.

De acordo com a dentista Margarida Maria Ferreira de Moraes, coordenadora do Serviço Bucal da secretária municipal da Saúde de Sorocaba (SES), o câncer de boca está muito mais relacionado ao álcool e ao tabagismo do que com doença periodental propriamente dita, mas ressalta que sua associação com o dentista ocorre por ser o profissional que normalmente detecta a doença ainda no início.

Além dos malefícios do cigarro e da bebida, a dentista ensina que é preciso ficar alerta com coisas que para muitos podem parecer normais, ou até mesmo corriqueiras. Como exemplo ela cita que uma prótese (dentadura) que não esteja devidamente ajustada, às vezes por emagrecimento, ou um dente quebrado, podem causar ferimentos internos, que posteriormente podem apresentar consequências mais graves.

Ainda segundo ela, o dentista é capacitado para verificar a existência de alguma anomalia na boca, tais como uma ferida, caroço ou manchas, que podem adquirir tonalidades desde brancas, avermelhadas até escuras. A coordenadora do Serviço de Saúde Bucal também atenta que “tudo na boca é cicatrizado em torno de 15 a 20 dias”, e o que passar desse período merece ser avaliado por um profissional.

Margarida de Moraes destaca que o câncer de boca tem cura se for detectado no início, mas que a demora do diagnóstico poderá levar o paciente à morte, tendo em vista que esse tipo de neoplasia é altamente agressivo se chegar a atingir as glândulas, podendo inclusive provocar a retirada da língua. Mas se descoberto no começo, no tratamento o câncer de boca se assemelha ao de pele, sendo possível a remoção específica da parte atingida.

Auto-exame

Entretanto, apesar da orientação de se procurar um dentista regularmente, e não apenas quando se está com dor de dente, Margarida de Moraes também orienta as pessoas a fazerem o auto-exame, que é feito diante do espelho. Para ela, essa avaliação é tão importante quanto a ida regular ao consultório dentário, pois a pessoa pode visitar o dentista hoje e o sintoma surgir após a consulta.

O auto-exame da boca é simples: diante do espelho coloca a língua para fora e a observa na parte de cima, de baixo e nas laterais. Com o dedo, afasta-se a bochecha para ver se há alguma mancha ou caroço.

A coordenadora municipal explica que nem todas línguas são iguais, apresentando características diferentes, como algumas mais rosadas e ou mais ásperas. Mas ela destaca que o auto-exame deve ser praticado sempre, e com muita atenção, sendo que as lesões bucais não precisam, necessariamente, doer.

De acordo com os estudos existentes, a maior incidência de câncer na boca ocorre entre os 50 e 60 anos de idade, e que por isso as campanhas são direcionadas às pessoas a partir dos 40 anos. E é por querer atingir a população mais idosa, que Sorocaba promove a campanha de prevenção na mesma época em que se divulga a vacinação contra a gripe, normalmente no mês de maio.


O secretário da Saúde Milton Palma explica que a campanha é realizada anualmente para prevenir e incentivar o diagnóstico precoce do câncer bucal. “A ação é feita durante a vacinação dos idosos contra a gripe comum para aproveitar o período em que essas pessoas mais procuram as unidades de saúde”, diz Palma.

Os atendimentos da campanha anual são gratuitos e ficam disponíveis durante todo horário de funcionamento das unidades básicas de saúde. A programação prevê avaliações, exames, encaminhamentos e, principalmente, orientações sobre a saúde da boca.

Em Sorocaba, além da Policlínica, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) também possui um serviço de suporte, devido à necessidade de uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos e outros. Isso porque nenhum paciente pode ser submetido a radioterapia sem que suas condições físicas básicas estejam boas, evitando assim surgimento de infecções.

Números do câncer bucal

Embora a incidência seja maior entre o sexo masculino, os casos parecem aumentar entre as mulheres. Porém, para a coordenadora do Serviço de Saúde Bucal, isso não significa aumento dos casos, mas sim o resultado do trabalho de divulgação feito pelo município, a fim de informar sobre as causas e a prevenção da doença.

Neste ano, quando a campanha foi realizada nos dias 12 e 13 de maio em todos os 30 Centros de Saúde, 1.927 pessoas foram avaliadas, e desse total, 105 participantes tiveram alguma alteração identificada e foram encaminhadas para exame com especialista na Policlínica Municipal. Das 59 biópsias feitas pelo estomatologista foram confirmados sete casos de câncer. A partir do diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para um cirurgião de cabeça e pescoço.

Em 2008, a campanha avaliou 1.875 pessoas. Deste total, foram identificadas 129 lesões e diagnosticados três casos de câncer bucal. Em 2009, o número de pessoas avaliadas foi 2.980, com 268 lesões identificadas, 32 biópsias e cinco casos de câncer confirmados. Todos os pacientes que tiveram alterações identificadas foram encaminhados para tratamento indicado.

Apesar de cinco casos positivados no ano passado, e sete nesse, Margarida de Moraes comemora que os números ainda estão abaixo do que se prevê para uma cidade do porte de Sorocaba, com 600 mil habitantes. Segundo ela, estudos realizados apontam que para essa população, a média prevista é de até treze novos casos por ano.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de novos casos de câncer de boca para este ano é de 14.120, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres. O número de mortes, em 2008, foi de 6.214, sendo 4.898 homens e 1.316 mulheres.

No Estado de São Paulo, a incidência, para este ano, é de quinze novos casos para 100 mil homens, e de quatro casos para 100 mil mulheres. O câncer de boca também é o quinto tipo mais frequentes entre o sexo masculino, e o sétimo entre as mulheres.

O site do Inca (www.inca.gov.br) tem informações sobre a doença e disponibiliza um folheto sobre as informações básicas, devendo ser visitado para informações mais específicas.

 Fonte: Portal Open / Cruzeiro do Sul / Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário