Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

Arroz com feijão faz bem para a saúde bucal

Fonte: http://silvana-matos.blogspot.com
A gengiva e os dentes precisam, além de cuidados com a higiene, de vitaminas e minerais que podem evitar males como gengivite e cárie. Os nutrientes necessários são encontrados em alimentos presentes na mesa do brasileiro. 

Segundo o cirurgião-dentista e mestre em odontopediatria, Alberto Tadeu Borges, o maior problema odontológico nacional ainda é a cárie dentária.

Alguns hábitos, comuns a maioria das pessoas, são responsáveis pelo número elevado de cáries diagnosticado no país. “Principalmente a questão cultural, a falta de informação e costume  com a saúde bucal, só há procura pelo profissional dentista quando há dor, fratura de dentes anteriores , pois normalmente não há uma freqüência em visitas ao consultório”, disse.

As visitas regulares ao dentista são importantes, mas é preciso incluir na rotina o consumo de alimentos saudáveis e hábitos corretos de higiene.


Os alimentos
De acordo com informações da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) os alimentos fibrosos, entre eles verduras e frutas, ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais. Já o leite e o queijo elevam o pH na boca, reduzindo a exposição dos dentes ao ácido. “A falta de algumas vitaminas obtidas pela alimentação podem causar alterações na mineralização dos dentes” complementa Borges.

Ainda de acordo com a ABO, uma das combinações mais comuns na mesa do brasileiro, o arroz com o feijão, ajudam no combate a cárie, pois retém uma boa quantidade de flúor na saliva.

Os vilões
Alguns tipos de alimentos podem fazer mal aos dentes. “Os alimentos que contém quantidades elevadas de ácido, açúcares dentre outros”, revela Borges.

Uma combinação de açúcares e amidos – presentes em doces em geral, frutas secas, refrigerantes e batata frita – com bactérias produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte dental.

A ingestão excessiva de açucares pode ocasionar doenças. Informações da ABO apontam que o ideal é limitar a ingestão de doces para evitar a incidência de cárie.


Fonte: Odonto Sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário