Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O melhor momento de procurar um dentista para o seu filho

A primeira consulta odontológica do bebê deve ocorrer enquanto este está ainda "na barriga" para que as orientações como higienização, amamentação, uso de chupetas e mordedores, uso de flúor e erupção dos dentes sejam recomendadas. Próximo aos seis meses de idade os primeiros dentinhos "de leite" começarão a nascer e o bebê poderá apresentar sinais e sintomas como irritação, estado febril, desconforto, gengiva abaulada e fezes mais líquidas, normais nessa fase.

A mãe e o pai devem escovar os dentes dos seus filhos até eles possuírem destreza manual suficiente para conseguir uma boa higienização ou ainda deixar a criança escovar primeiro e depois rever a higienização, isto pelo menos até uns cinco, seis anos, dependendo do desenvolvimento de cada criança.

A criança, até aprender a cuspir a pasta, deve usar produtos sem flúor, para evitar o risco de fluorose, após isto as pastas com flúor estão indicadas. O flúor é um grande agente protetor e deixa os dentes mais fortes, protegendo-os dos “ataques” da placa bacteriana.
Outra dica interessante é que os pais devem ficar atentos às manchas brancas, que normalmente são cáries iniciais. Se não forem tratadas, causam "um furinho" que começa a crescer e a corroer o interior do dente provocando dor ou ainda uma vermelhidão gengival, conhecida como gengivite, causada pelo aumento de bactérias e uma higiene precária.

Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes a partir dos seis anos. Os aparelhos são bem-vindos nessa idade, pois dos cinco aos nove anos as crianças estão em pleno surto de crescimento. A higienização bucal correta é a principal arma contra as lesões de cáries e problemas gengivais, por estes motivos, fio dental e escova com uma técnica adequada são indispensáveis.


Fonte: Pauta Vip - por Nilson Galdeano Júnior / Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário