Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Disfunções da ATM podem ser prevenidas ainda na infância

Em qualquer momento da vida uma pessoa pode sofrer de alterações ou disfunções na ATM – Articulação Temporo Mandibular. Normalmente as disfunções são percebidas após um estalo, que pode vir acompanhado de desconforto e dores na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes indicando que algo pode não estar funcionando adequadamente, conforme alerta o cirurgião buco maxilo facial Pedro Luiz Pitarello, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

A ATM une a mandíbula ao crânio e está localizada próxima à orelha e pode ser considerada como uma das articulações mais complexas do corpo humano, pois faz com que a mandíbula se mova para frente, para trás e para os lados. O principal fator
que leva à disfunção da ATM é a má oclusão – disposição inadequada entre os dentes e
mandíbula – além de doenças degenerativas e sistêmicas, estresse e bruxismo.

Segundo o especialista, a maioria das pessoas que procura o consultório é diagnosticada com disfunção na ATM e 80 % destas chegam por meio das dores de cabeça, que ocorrem em razão da alteração. “Normalmente a disfunção deixa o
indivíduo com a sensação de que sua mandíbula vai saltar, quando ocorrem os estalos
e travamentos momentâneos”, explica Pitarello.

Para o diagnóstico, o especialista fará um exame clínico e analisará os fatores que
contribuem para a disfunção e muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente, já que
os principais sintomas são confundidos com os de outras patologias.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça; dores e zumbidos no ouvido; dor e pressão atrás dos olhos; estalo ou sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca; dores ao bocejar, mastigar; tonturas; vertigens; desgaste dental; sensação de travar a mandíbula; dor ao apalpar a área da ATM e luxação da mandíbula. Também podem se estender por outras áreas do corpo como coluna cervical e costas.

O tratamento ajudará na diminuição dos sintomas e pode variar de um paciente para outro, mas na maioria deles será feito por meio de medicação, placas de mordida, aparelhos ortodônticos e reabilitação. Em alguns casos o paciente precisará de tratamento multidisciplinar.

“É importante acompanhar o desenvolvimento dos dentes e face das crianças a partir do nascimento dos dentes de leite, prevenindo e interceptando problemas que possam ocorrer na fase adolescente ou adulta, entre eles mordida cruzada, vícios de língua, alterações do desenvolvimento dos ossos, posicionamento dos dentes e problemas de
respiração bucal, eliminando hábitos como uso de chupetas não ortodônticas, chupar os dedos e problemas de bruxismo. O tratamento é importante, porque depois de instalada a patologia é progressiva”, orienta o especialista.

Como em qualquer outra doença se detectado precocemente as chances de cura são grandes. Nas crianças o tratamento final é mais rápido, em razão da menor consistência dos ossos, agilizando o movimento dos dentes por meio do tratamento
ortodôntico. É possível prevenir a doença diminuindo os níveis de estresse, ansiedade, conflitos emocionais e hormonais, além de evitar, quando possível, a extração de dentes. Para as crianças, oferecer sempre chupetas com bicos adequados, se for realmente necessário.

Assim que ocorrer os primeiros sintomas deve-se procurar um especialista para indicação do tratamento mais adequado, onde a colaboração do paciente em seguir as orientações propostas pelo profissional garanta o sucesso do tratamento da ATM. 

Fonte: Dentistry

Nenhum comentário:

Postar um comentário