Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

A saúde do corpo começa pela boca


Higienização e alimentação corretas, incluindo a presença de minerais essenciais como o cálcio, previnem doenças e garantem dentes mais sadios. A afirmativa que tem tudo a ver com o tema nutrição também pode ser aplicada ao tema saúde bucal. O fato é que uma boca saudável vai muito além de poder esbanjar um belo sorriso, pois a higienização da boca e adoção de cuidados diários tem a ver com a prevenção de diferentes problemas. Uma cárie não tratada, por exemplo, pode causar não apenas a destruição dos dentes, e em alguns casos a extração dos mesmos, como também pode provocar problemas mais graves no organismo. Pesquisas apontam as cáries como uma das causas para o aparecimento do câncer de boca e de algumas doenças do coração.


Acontece que a formação de uma cárie significa a destruição localizada de uma porção dos tecidos dentais causada pela presença de bactérias. A cárie em si pode ser considerada uma doença infecciosa. Assim, quando não tratada, ela atua como um agente de transmissão de microorganismos patogênicos. Caso atinjam os vasos sanguíneos, estes microorganismos podem se alojar em outras regiões do corpo, como coração e pulmão, provocando doenças.

Para evitar as cáries e outros problemas bucais, como inflamações nas gengivas, tártaro, placa bacteriana e outros, prevenir é o melhor método. Os cuidados básicos incluem a higienização diária, preferencialmente após as refeições, e as consultas ao dentista para avaliações e tratamentos periódicos.

Dentes sadios com boa alimentação

Além de manter uma boa higienização, escolher corretamente os alimentos também contribui para uma boa saúde bucal. A soja, por exemplo, é um dos alimentos que beneficiam a saúde dos dentes. Isso porque este grão é rico em cálcio, mineral essencial para a formação do esmalte dos dentes e da dentina (porção interna).

A quantidade de cálcio a ser ingerida diariamente por um adulto deve ser de 1.000 mg, segundo o Regulamento Técnico Sobre a Ingestão Diária Recomendada de Proteína, Vitaminas e Minerais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quantidade que pode ser encontrada em cerca de 400 g de soja in natura.

Uma boa forma de garantir a ingestão diária deste mineral é por meio de produtos industrializados à base de soja. São opções como o SupraSoy, alimento feito com proteína isolada de soja, produzido pela Josapar. Em oito sabores, o SupraSoy apresenta 831mg de cálcio a cada 100g de produto e pode ser ingrediente em diversas receitas.

Fonte: Dentistry

Nenhum comentário:

Postar um comentário