Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cuidado com os dentes tem que começar quando ainda é bebê

Quanto mais cedo começar a cuidar da saúde bucal, melhor. Aprenda como ensinar uma criança a escovar os dentes da forma correta e didática.
O cuidado com os dentes tem de começar quando a gente ainda é um bebê. Quanto mais cedo se cuidar da saúde bucal, menos problemas se vai ter quando crescer.
Computador, vídeo, livros infantis. Esperar pela consulta ficou mais divertido. O consultório também está de cara nova e o figurino da dentista mudou de cor. Laís, de 6 anos, usa jaleco, luvas e máscara. O jacaré cheio de dentes é o paciente. Uma estratégia que dá resultado.
“A gente tira o que a gente chama de medo subjetivo. Que é o medo do desconhecido. A criança já sabe o que vai acontecer antes mesmo dela ser submetida a todo aquele tratamento”, diz a odontopediatra Ivana Severo.
As crianças aprendem a escovar os dentes da forma correta.
“Escova dez vezes de cada lado, dez vezes na parte inferior dos dois lados, na parte superior contando até dez pra ter uma didática de escovação. Depois a gente pede pra criança fechar a boquinha e mostrar só os dentes da frente pra fazer a escovação dos dentes da frente”, sugere Ivana.
O ideal é escovar os dentes três vezes por dia: logo depois do café da manhã, depois do almoço e antes de dormir.
“Mesmo que a criança vá fazer um lanchinho depois do jantar, depois do lanchinho tem que ter a escovação pra ela dormir com a boquinha limpa à noite.”
Não se esquecer de usar o fio dental nos espaços entre todos os dentes. “É um treinamento porque quando nascer os permanentes que não vão ter estes espaços a criança usar corretamente o fio dental.”
A primeira consulta ao dentista deve começar bem cedo, logo que surge o primeiro dentinho, geralmente aos seis meses de vida. Max, de dez meses, já tem quatro dentinhos e como é muito pequeno pra sentar na cadeira da dentista, ele vai ser atendido em uma maca feita sob medida para os bebês.
Quando ainda eles não têm dentes, a limpeza da gengiva é feita com gase ou fralda
molhada. Assim que nasce o primeiro dentinho, começa a usar a escovinha de dentes mesmo.
Júlia chegou ao consultório quando usava fraldas. Aprendeu tudo direitinho e pode comemorar.
“Ver as crianças crescendo, com um sorriso e agradecendo e cuidando e tomando pra si a responsabilidade da saúde bucal é a maior recompensa”, comenta a odontopediatra. “Papel de bicho papão já era. Agora não somos mais as bruxas”.

Fonte: Jornal Hoje / Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário