Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como comprar a escova de dentes certa ?

Com a melhora das condições econômicas do país, a população passou a dar mais importância a itens antes esquecidos por questões financeiras. É o caso da saúde bucal. Um estudo do Ministério da Saúde, apresentado em 2011, apontou que o número de brasileiros com cárie diminuiu, mas o volume ainda é alto.

Para que o país consiga melhorar de vez as condições de saúde bucal, a dentista, Tatiane Machado Buscarilli, aponta que o primeiro passo para a manutenção de uma boa higiene bucal está relacionado à adoção de alguns hábitos. "Para manter a saúde dos dentes sempre em dia é preciso estar atentos aos detalhes como trocar a escova quando suas cerdas se abrirem", orienta.

A odontologista explica que não existe um prazo para trocar a escova, tanto que elas não apresentam prazo de validade. Mas, usualmente, de quatro a três meses de utilização correta, as cerdas já estão gastas. Isso porque quando as cerdas se apresentam "abertas", deixam de cumprir seu papel principal e podem machucar a gengiva. "É muito comum receber pacientes com problemas de retração gengival causada pelo uso de escovas de dente gastas. Além da gengiva, o uso de escova inadequada pode danificar a superfície dos dentes, por isso recomendamos a troca a cada três ou quatro meses", avalia a Buscarilli.


Assim, escolher uma boa escova ajuda a manter a saúde dos dentes. Mas como comprar a escova certa para cada pessoa? A dentista explica que a escova ideal é aquela que se adapta ao tamanho da boca e da arcada dentária de cada indivíduo. É importante prestar atenção, por exemplo, se o tamanho da escova permite que os dentes do fundo sejam alcançados durante o momento de higienização.


Outro ponto importante é que, a escova tenha cerdas macias para que limpem os espaços entre a gengiva e os dentes. De acordo com Buscarilli, cerdas duras, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não limpam melhor. A qualidade da limpeza está diretamente ligada à forma como a escovação acontece. Segundo a especialista, o mais indicado é que a escovação seja feita com movimentos circulares e contínuos, sem muita força para não causar lesões.


Outro mito apontado pela dentista é sobre a escova elétrica, que ao contrário da crença da população, não limpa melhor do que a escova tradicional. Segundo a Dra., este tipo só é indicado para pessoas que tenham problemas motores. "É muito comum os pacientes chegarem ao consultório com este tipo de escova, que muitas vezes até custa mais caro, acreditando que os dentes ficarão mais limpos e isso não é uma realidade. Pelo contrário, se for mal utilizada, a escova elétrica pode trazer problemas, como lesões", explica a dentista.



Cinco dicas para a escolha da escova de dentes ideal:


1- As cerdas sempre devem ser macias, para não causar lesões;


2- A cabeça da escova deve se adequar ao tamanho da sua boca para limpar bem, inclusive, os dentes localizados ao fundo da boca;


3- Sempre que as cerdas estiverem abertas, é sinal de que a escova deve ser trocada;


4- Nunca escove os dentes com muita força para não causar lesões na gengiva e nos próprios dentes;


5- A escova elétrica somente é indicada para pacientes que tenham algum problema motor e não consigam escovar os dentes corretamente.




Fonte: SORRIDENTS/DENTAL PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário