Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dentes poderão ser criados em laboratório.

Uma descoberta realizada por cientistas da Universidade de Oregon, nos EUA, pode possibilitar a reparação do esmalte dentário sem obturações, a criação de dentes em laboratório e o fim das dentaduras.


A possibilidade é estimada devido à identificação do gene que controla a produção do esmalte dentário, a parte externa e dura dos dentes. Os pesquisadores descobriram esta função em testes com camundongos sem o gene Ctip2.
Este gene é considerado um "fator de transcrição" por regular a atividade ou expressão de outros genes. Já se sabia que ele tinha várias outras funções envolvendo respostas imunológicas e o desenvolvimento de pele e nervos.
"Não é incomum para um gene ter funções múltiplas, mas antes disto nós não sabíamos o que regulava a produção de esmalte dentário", disse Chrissa Kioussi, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Oregon.
A especialista acredita que pesquisas que incluam o controle do gene e a tecnologia de células-tronco podem, além de tornar possível a criação artificial de dentes, permitir ainda o fortalecimento do esmalte existente.
Com isso, seria possível reduzir cáries e a necessidade de obturações.
Algumas equipes de pesquisadores já haviam conseguido cultivar partes internas do dente em laboratório, mas não o esmalte.
A pesquisa foi divulgada em "Proceedings of the National Academy of Sciences". 


Fonte: Portal Open/Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário