Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cardápio para um sorriso bonito e saudável

Para que o mais importante cartão de vista não perca o seu brilho, é imprescindível a prevenção de problemas bucais com a correta higienização diária e por meio do consumo de potentes nutrientes encontrados em abundância em alguns alimentos.




Muitas doenças da boca são conseqüência de má alimentação e, assim como outras partes do corpo, os dentes também precisam de nutrientes específicos e a redução do consumo de certos alimentos.
A ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcar como sucos, refrigerantes e doces aumentam o risco do surgimento de cárie, por exemplo. Por isso, especialistas do mundo todo recomendam a redução do consumo de bebidas e alimentos contendo essa substância. “Além de provocar malefícios à saúde bucal, alguns alimentos e bebidas podem afetar a aparência dos dentes deixando-os, muitas vezes, escuros ou amarelados. Entre os principais “inimigos do sorriso bonito” estão: café, cujos pigmentos mancham os dentes; refrigerantes, que promovem a erosão dental e podem causar a perda de estrutura do esmalte e da dentina; e os doces, que também são os preferidos das bactérias”, lembra o dentista. 


Em contrapartida, acredita-se que os alimentos considerados fibrosos, como legumes e frutas cruas, por exemplo, maças, cenoura, pepinos, nozes e castanhas contribuem para a saúde bucal visto que por serem duros e fibrosos, limpam a superfície dos dentes por meio do atrito do alimento com os dentes na mastigação, removendo algum resíduo ou a matéria alba, que é o acúmulo inicial da placa bacteriana. Alimentos ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico contém menor teor de açúcar do que os alimentos cariogênicos, como refrigerantes, balas, chocolates e chicletes, que produzem ácidos que reduzem o PH da saliva aumentando o risco de desenvolver cáries.
O cálcio, mais conhecido nos tratamentos para fortalecer os ossos, é fundamental para que os dentes fiquem mais fortes e sólidos, protegendo-os contra a gengivite. A grande maioria dos cientistas acredita que o cálcio pode melhorar a resistência contra a infecção bacteriana, ao fortalecer a arcada e manter a estrutura dentária saudável. Os alimentos ricos em fibra solúvel ajudam a remover as partículas de alimentos depositados entre os dentes e a gengiva como, por exemplo, a cenoura, que limpa os dentes e estimula o tecido das mucosas. Já a ingestão de vitamina C é importante para a saúde das gengivas e ativa a cicatrização de cortes e feridas na boca. 


Independente do alimento consumido, alerta o especialista
Dr. Wilson Roberto Sendyk, Professor de Odontologia, Doutorado pela USP, Livre-Docente da Unicamp (PhD) e Cirurgião-Dentista da Clínica Sendyk que, deve-se fazer a higienização bucal logo em seguida. “Os açúcares e amidos encontrados nos doces, salgados e refrigerantes, por exemplo, associados à placa bacteriana, produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte, podendo formar cáries. Por isso, para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, é necessário fazer a escovação após cada refeição, mesmo que sejam frutas, pois elas também contêm açúcar”, finaliza.

Alimentos a favor do sorriso

ALIMENTOS: Amêndoas, brócolis, couves e laticínios.
NUTRIENTES: Cálcio
AÇÃO: Esse mineral é fundamental para a manutenção dos dentes mais fortes.

 
ALIMENTOS: Chá verde e romã.
NUTRIENTES: Catequinas
AÇÃO: Os polifenóis do chá verde, especialmente EGCG, impedem a aderência das bactérias causadoras das cáries.


ALIMENTOS: Aipo, brócolis, folhas verdes e cenoura.
NUTRIENTES: Fibra insolúvel
AÇÃO: Esse tipo de fibra pode remover as partículas de alimentos depositadas entre os dentes e a gengiva.


ALIMENTOS: Feijões, laticínio e ovos.
NUTRIENTES: Lisina (anticorpo natural)
AÇÃO: As aftas estão associadas à deficiência desse aminoácido.


ALIMENTOS: Frutas cítricas, frutas silvestres e pimentão.
NUTRIENTES: Vitamina C
AÇÃO: Além de ajudar na cicatrização bucal, essa vitamina é um componente vital do tecido conjuntivo dos dentes e ossos.


Fonte: Holding Comunicações
Retirado do site da Sinog

Nenhum comentário:

Postar um comentário