Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cuidado com a saúde começa pela boca

 Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que 88% da população brasileira têm cárie, colocando o Brasil entre os países com mais problemas bucais.

O estudo avaliou adolescentes das cinco regiões do país, entre 2005 e 2006, e revelou que mais de 2,5 milhões de jovens (13% da população) nunca fizeram uma consulta odontológica. Em adultos e idosos, o levantamento indicou a região nordeste com o maior índice de pessoas nesta situação.


A cárie dentária é um problema global que causa efeitos nocivos à saúde, à sociedade, à economia e é uma doença infectocontagiosa que pode resultar na destruição e perda dos dentes, caso não seja tratada. “Os problemas gerados pela falta de higiene bucal vão de cáries até a gengivite, evoluindo para periodontite e, consequentemente, perda dentária.



Quase 70% dos problemas infecciosos do coração são causados por problemas gengivais. Outro problema que podemos citar é o número de abortos espontâneos, que tem origem em gengivite e periodontite, mostrando a importância de se preocupar com a saúde bucal”, explica o odontólogo Plínio Antônio de Moraes Filho.


Problemas variados

Outro dado extremamente importante em relação à adolescentes e crianças é com as mordidas cruzadas, abertas e a falta de crescimento da mandíbula, que, por exemplo, devem ser tratados o quanto antes.

Crianças com seis anos ou mais devem fazer uma avaliação com um ortodontista, pois, muitas vezes um problema é de fácil solução, mas se complica com o tempo. “Em geral, os pais devem observar se os dentes permanentes estão nascendo desalinhados, se o queixo está um pouco para o lado criando assimetria na face, se a criança não consegue morder os alimentos de frente, usando sempre a lateral da boca.


Esses e outros requisitos podem ser percebidos e quanto antes o tratamento melhor o resultado”, afirma o dentista.


Ainda segundo Plínio, a visita ao dentista tem que ocorrer no mínimo a cada seis meses e é importante o cuidado diário com os dentes. “A boca é a porta de entrada tanto de alimentos quanto de microorganismos. Uma boca limpa precisa não só de escovação, mas também do fio dental. Uma das formas mais eficazes de evitar a cárie é a prevenção”, assegura.


Fonte: Farol Comunitári/CROSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário