Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conheça os principais tipos de aparelhos que corrigem problemas nos dentes

Usar aparelho para os dentes não é mais uma exclusividade de crianças e adolescentes há um bom tempo. Corrigir apinhamento, rotação dos dentes, mordida irregular e espaços também são possíveis na idade adulta, mesmo que leve um pouco mais de tempo. Afinal, os ossos estão desenvolvidos. Para compensar a demora, foram criados aparelhos bem mais discretos.
No entanto, não é possível chegar ao consultório de um dentista e simplesmente escolher qual tipo de aparelho você quer usar. “Cada método apresenta suas indicações. São diferentes armas para a solução do problema, e o profissional vai escolher qual a mais indicada”, afirma Flávio Miranda de Carvalho, consultor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). 

Conheça os mitos e verdades do chiclete em relação a sua saúde bucal

A ideia de que chiclete é mania de criança está mais do que superada. Os adultos são tão fãs da goma de mascar quanto os pequenos. Fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos cada vez mais cheios de requisitos que se encaixem nas demandas da gente grande, como chiclete sem açúcar e chiclete que promete clarear os dentes, mas sem deixar de lado as versões coloridas, recheadas e de formatos mais variados para a garotada. O chiclete sempre foi considerado o vilão da boca por provocar cáries e visto como guloseima que atrapalha a dieta. Mas será que ele não traz nenhum benefício para o regime e para a saúde bucal? A nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, e o dentista Sidnei Leonard Goldmann ajudam a esclarecer os mitos e verdades relacionados ao hábito.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aprenda como acabar com o mau hálito de uma vez por todas

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta.
Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.
Agora, se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que se consulte um médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.

CAUSAS

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento consumidos (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros).
Pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.
Entre os fatores internos, estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas 'compostos sulfurados voláteis' ou CSV.
Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.


Fonte: Agência Usp / Odonto Sites

terça-feira, 26 de abril de 2011

Arroz com feijão faz bem para a saúde bucal

Fonte: http://silvana-matos.blogspot.com
A gengiva e os dentes precisam, além de cuidados com a higiene, de vitaminas e minerais que podem evitar males como gengivite e cárie. Os nutrientes necessários são encontrados em alimentos presentes na mesa do brasileiro. 

Segundo o cirurgião-dentista e mestre em odontopediatria, Alberto Tadeu Borges, o maior problema odontológico nacional ainda é a cárie dentária.

Alguns hábitos, comuns a maioria das pessoas, são responsáveis pelo número elevado de cáries diagnosticado no país. “Principalmente a questão cultural, a falta de informação e costume  com a saúde bucal, só há procura pelo profissional dentista quando há dor, fratura de dentes anteriores , pois normalmente não há uma freqüência em visitas ao consultório”, disse.

As visitas regulares ao dentista são importantes, mas é preciso incluir na rotina o consumo de alimentos saudáveis e hábitos corretos de higiene.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cancêr de boca pode ser evitado com uma simples visita ao dentista



 
 Com estimativa de 14 mil novos casos para este ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer bucal pode ser prevenido e curado mediante algumas medidas consideradas simples, entre as quais, a de visitar um dentista regularmente.

Em Sorocaba, as campanhas contra o câncer de boca acontecem desde 1999, e conforme estudos feitos, a incidência de novos casos previstos por ano numa cidade com cerca de 600 mil habitantes, está abaixo da média prevista. A cidade registrou sete novos casos este ano e a média seria de até treze.

Embora o fumo e o álcool sejam os principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, a falta de higiene bucal também pode ser determinante para seu surgimento. Porém, da mesma forma que a ausência de cuidados com a boca pode causar a doença, a ida regulamente ao dentista, bem como o auto-exame, podem significar sua detecção precoce, e a cura.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Boca saudável, beijo garantido

Não importa se no rosto ou na boca, o importante é beijar muito no dia 13 de abril (quarta-feira), quando é comemorado o Dia do Beijo. E para não fazer feio, é fundamental estar em dia com a higiene bucal, afinal ninguém gosta de ficar próximo a pessoas que tenham mau hálito ou uma higiene bucal precária. “Existem diversos tipos de problemas que podem afetar a saúde bucal, e alguns deles, como a cárie ou a gengivite, podem ser transmissíveis”, afirma o dentista José Eduardo Pelino, gerente de assuntos profissionais e científicos da Johnson & Johnson no Brasil.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Boa saúde bucal diminui o risco de Alzheimer

A saúde bucal tem papel fundamental na prevenção de muitas doenças principalmente na terceira idade. Pesquisa publicada recentemente no The New York Times mostrou que problemas na gengiva podem levar à doença de Alzheimer. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão baseados em exames dentários e avaliação psiquiátrica.
A pesquisa comparou pacientes que ainda tinham dentes naturais, com os que possuíam poucos ou nenhum dente. Os pacientes sem dentes naturais se mostraram muito mais propensos a apresentar problemas de perda de memória ou estágios iniciais da doença de Alzheimer. Um dos fatores que podem contribuir para a mal de Alzheimer é a gengivite, que se caracteriza por inchaços e sangramentos na gengiva, além de causar mau hálito, pus, amolecimento, mudança na posição dos dentes e muitas vezes até mesmo a perda total dos dentes. Doenças bucais e doenças sistêmicas estão fortemente relacionadas, entre elas estão: derrame cerebral, mal de Alzheimer, diabetes e doenças cardiovasculares.


Fonte: Jornal do Site Odonto / Sinog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como cuidar dos dentes do bebê

Os bons cuidados bucais devem começar cedo na vida das pessoas para que não ocorram danos à aparência ou a saúde. A atenção para esses cuidados tem que ser colocada em prática antes mesmo do surgimento dos dentes dos bebês. Não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal antes dos seis meses de idade, já que é nesta fase que os dentes começam a aparecer. Mas outros cuidados bucais devem ser rotina dos pais, como a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira.

Os bebês que se alimentam através das mamadeiras podem ter cáries causadas devido à exposição frequente de líquidos que contém açúcar. O acumulo desses líquidos ao redor dos dentes por longos períodos de tempo provoca as cáries. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.
Atualmente já existem produtos com qualidade reconhecida para o cuidado especial com os pequenos. A TePe, empresa especializada em produtos de higiene bucal, possui diversos modelos de escovas para que as crianças cresçam com o sorriso perfeito e livres de incômodos.| www.tepe.com.br

Fonte: Portal Fator Brasil / Sinog