Personal Doctor Assistência Odontológica
Rua José Carlos de Oliveira, 299 - Boqueirão - Praia Grande/SP
13 3473-1113
www.personaldoctor.com.br

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como agir para proteger os dentes em casos de queda

Se o dente entorta, afunda na gengiva ou cai, condutas simples são necessárias.

Nesta época do ano, uma brincadeira em piscinas naturais ou fazer trilha no meio da mata é uma boa oportunidade de sair do estresse das grandes cidades e aproveitar o que a natureza tem de melhor. Entretanto, acidentes podem acontecer e quem já não ouviu ou presenciou uma queda envolvendo a face, os lábios e os dentes.

Na coluna de hoje vou orientar em "o que fazer" quando os dentes são afetados. Antes de tudo, é importante saber que o dente é classificado tecnicamente como um órgão, assim como o cérebro, o coração, os olhos, e assim sendo, deve-se tomar algumas precauções para mantê-los sempre em perfeitas condições para que possa exercer suas funções: mastigação, comunicação e beleza. E como diz o ditado: Os dentes são o cartão de visita da pessoa.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dentes poderão ser criados em laboratório.

Uma descoberta realizada por cientistas da Universidade de Oregon, nos EUA, pode possibilitar a reparação do esmalte dentário sem obturações, a criação de dentes em laboratório e o fim das dentaduras.


A possibilidade é estimada devido à identificação do gene que controla a produção do esmalte dentário, a parte externa e dura dos dentes. Os pesquisadores descobriram esta função em testes com camundongos sem o gene Ctip2.
Este gene é considerado um "fator de transcrição" por regular a atividade ou expressão de outros genes. Já se sabia que ele tinha várias outras funções envolvendo respostas imunológicas e o desenvolvimento de pele e nervos.
"Não é incomum para um gene ter funções múltiplas, mas antes disto nós não sabíamos o que regulava a produção de esmalte dentário", disse Chrissa Kioussi, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Oregon.
A especialista acredita que pesquisas que incluam o controle do gene e a tecnologia de células-tronco podem, além de tornar possível a criação artificial de dentes, permitir ainda o fortalecimento do esmalte existente.
Com isso, seria possível reduzir cáries e a necessidade de obturações.
Algumas equipes de pesquisadores já haviam conseguido cultivar partes internas do dente em laboratório, mas não o esmalte.
A pesquisa foi divulgada em "Proceedings of the National Academy of Sciences". 


Fonte: Portal Open/Sinog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alimentos fibrosos e escovação mantém os dentes fortes

Segundo o nutrólogo Máximo Asinelli, alimentos fibrosos e mais duros – como frutas e vegetais – limpam os dentes e a gengiva durante a mastigação.
Além disso, fazer uma dieta equilibrada, composta por todos os grupos alimentares, fornece as vitaminas e nutrientes necessários para fortalecer os dentes e tecidos da boca e deixá-los mais resistentes as infecções. “O cálcio é vital para a saúde dos ossos e, consequentemente, dos dentes e da arcada dentária, deixando-os mais sólidos e fortes. Por isso é recomendado o consumo de peixe, leite e seus derivados”, destaca Asinelli.


Para manter a boca saudável, a higiene também é imprescindível. De acordo com o ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial Gerson Köhler, a limpeza ajuda a evitar problemas bucais como as cáries, inflamações nas gengivas, placa bacteriana, tártaro, mau hálito e sensibilidade dental. “A prevenção é o melhor remédio. Quanto melhor for a higiene, menores são os riscos de desenvolver alguma doença. Escovar os dentes e a língua após cada refeição, passar fio dental diariamente e ir ao dentista regularmente garantem uma boca saudável”, observa.



Fonte: CROSP/Bem Paraná
Retirado do site da Sinog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estresse prejudica os dentes, diz estudo

Pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, de acordo com um estudo realizado por pequisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado na edição de agosto da revista Journal of Periodontology, da Associação Norte-Americana de Periodontologia.

As doenças periodontais atingem o conjunto de tecidos ao redor dos dentes, responsável por sua fixação e que inclui gengivas, ossos alveolares e fibras que ligam a raiz dental ao osso. De caráter infecto-inflamatório, as doenças periodontais podem causar destruição dos tecido ósseo e levar à perda dos dentes.

Ao realizar uma revisão sistemática da literatura internacional a partir de 1990, a pesquisadora Daiane Peruzzo, do Departamento de Periodontia, encontrou 58 artigos científicos que relacionavam doenças periodontais ao estresse e a outros tipos de fatores psicossociais.


 Fonte: Clique Saúde
Retirado do site do CROSP

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Novo equipamento promete revolucionar tratamento do cancer de boca.

Um novo equipamento promete revolucionar o tratamento do câncer de boca. O diagnóstico fica mais preciso e é menos dolorido para o paciente.
O aparelho está sendo testado no maior hospital público de São Paulo. A área captada por este aparelho corresponde á cabeça de um alfinete de costura. Parece pouco, mas o que a imagem revela é muito para o diagnóstico precoce do câncer de lábio inferior.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista arrecada mantimentos para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

Valter Campanato/ABR    Fonte:www.exame.abril.com

As vítimas das enchentes no Rio de Janeiro ganharam mais um aliado na luta pela arrecadação de mantimentos.

Técnica garante o controle da dor em tratamento de canal

O tratamento dentário de canal ou endodôntico não precisa mais ser tão doloroso quando há uma inflamação no dente. Uma pesquisa realizada no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp testou a técnica intraóssea em 60 pacientes com inflamação pulpar em molares inferiores, que são os dentes mais difíceis de serem anestesiados. Utilizar a técnica anestésica intraóssea garantiu o controle total de dor em 96,8% dos pacientes. Ou seja, propiciou um tratamento livre do incômodo das dores tão temidas pelos pacientes, uma vez que as técnicas tradicionais alcançam, apenas, em torno de 60% de eficácia.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cardápio para um sorriso bonito e saudável

Para que o mais importante cartão de vista não perca o seu brilho, é imprescindível a prevenção de problemas bucais com a correta higienização diária e por meio do consumo de potentes nutrientes encontrados em abundância em alguns alimentos.




Dica de especialista para uma boa escovação de dentes

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos e, a maioria dos adultos, não chega nem próximo a esse tempo.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Universidade Ibirapuera abre inscrições para Mestrado em Odontologia

A Universidade Ibirapuera, de São Paulo (SP), está com inscrições abertas para mestrado acadêmico em Odontologia. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e direcionado a cirurgiões-dentistas.
Segundo a instituição, o objetivo é a formação de mestres na área de saúde que possam atuar em pesquisa e docência nas áreas básicas proporcionando a interface com as disciplinas clínicas odontológicas e desenvolvimento de projetos científicos. Entre os docentes está o Prof. Dr. Antonio Carlos Guedes-Pinto, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da universidade, e a Profª. Drª. Adriana de Oliveira Lira Ortega, coordenadora do mestrado.
Ao todo, são oferecidas 20 vagas no programa, que tem como linhas de pesquisa os métodos de investigação clínica e laboratorial com aplicação na clínica odontológica, biocompatibilidade e biomateriais. As aulas começam já em 2011.
Mais informações: www.ibirapuera.br

Fonte:Jornal do Site Odonto
Retirado do site da Sinog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UNICAMP abre inscrições para especialização em periodontia

O Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) está com inscrições abertas para curso de especialização em Periodontia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aftas podem ser causadas pro problemas digestivos

As aftas, aquelas úlceras amareladas e doloridas que aparecem nas mucosas, podem ser causadas por diversos desequilíbrios do organismo, mas, quando duram semanas e vêm seguidas do aparecimento de novos ferimentos, podem indicar problemas gastrointestinais e má alimentação. Se a duração e a gravidade das aftas chamarem a atenção, deve-se procurar um dentista ou médico, que pode ser um gastroenterologista, um especialista em cabeça e pescoço ou um cirurgião bucomaxilar.